sábado, 16 de agosto de 2008

Notícias da semana - 5 a 12 de agosto 2008


Novamente a Amazônia e o governo deram o tom da cobertura sobre meio ambiente na imprensa brasileira. Uma das informações que mais repercutiu foi sobre a medida provisória convertida em lei que ampliou de 500 para 1.500 hectares o limite das áreas na Amazônia Legal que podem ser vendidas a seus ocupantes sem licitação, Lula vetou um artigo que condicionava a regularização das propriedades ao zoneamento ecológico-econômico dos Estados . Ou seja, é possível regularizar a terra sem respeitar as ainda futuras regras de ocupação. O motivo alegado foi acelerar processos sendo que o zoneamento ecológico-economico está previsto para ser concluído em 2009, daqui a menos de um ano.
O zoneamento determina quais as áreas poderão ser destinadas a atividades econômicas mais intensas e quais terão de ser preservadas.
A decisão é uma demonstração chocante de como a cultura nacional da desorganização impera em nossa sociedade. Colocamos os carros na frente dos bois e depois corremos para consertar o mal feito. O problema é que muitas vezes o mal feito não tem mais conserto.
Sandra Sinicco - Ecopress