quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Semana de 8 a 12 de novembro de 2010

  
Nestas ultimas semanas, cresceu o indice de notícias sobre gestão de recursos naturais, formas de controle e eficácia e mudanças de paradigmas nos financiamentos, tudo devido ao impacto cada vez maior de uma nova economia: a economia verde que começa a se esparramar pelo dia a dia das empresas brasileiras.

Uma das notícias mais comentadas foi sobre a multa de R$ 21 milhões que o   (Ibama) aplicou na  Natura por acessos supostamente irregulares à biodiversidade. A empresa vai recorrer da multa mas vale à pena lembrar que esta será uma discussão recorrente nos próximos anos. Nesta semana acontece um seminário em Manaus reunindo os Tribunais de Contas que, pela primeira vez, discutem o meio ambiente e o controle nos gastos públicos tendo em vista a expansáo significativa de novos produtos e serviços ambientais. Dentro do seminário o tema custo da Natureza é um dos pontos fortes em debate.
Ainda dentro deste tema a FGV e o PNUMA  alertaram em estudo,  que os bancos públicos precisam desenvolver instrumentos de monitoramento para garantir a eficácia do financiamento em projetos de baixo carbono.

Uma noticia que pouco repercutiu foi a de que  a Eletrobras estuda a  possibilidade de instalar  uma usina nuclear em Mato Grosso do Sul.  
Outra bastante significativa e que mostra que temos um longo caminho a percorrer informa que no dia em que começaram os preparativos para o desassoreamento do lago 1 do Parque do Ibirapuera, na zona sul da capital, os três espelhos d"água amanheceram tomados por lixo. Garrafas PET, embalagens de salgadinhos, pratinhos de plástico, papéis .As obras de limpeza   deverão durar quatro meses e poderiam ser evitadas se as pessoas tivessem um pouco mais de respeito com o bem público e com a comunidade onde vivem.