quarta-feira, 7 de julho de 2010

Semana de 27 de junho a 2 de julho de 2010

Sem dúvida alguma os balões que costumam ser soltos em grande quantidade nesta época do ano foram o tema central dos incêndios e danos ambientais seqüenciais da semana que passou.
Apesar das matérias denunciarem exaustivamente vários detalhes da ação dos balonistas nada parece mudar. Em compensação não podemos dizer que a atenção da imprensa para com este assunto chega aos pés da cobertura passo a passo da morte da ex-amante do goleiro do Rio de Janeiro!

Em paralelo, as mudanças no Código Florestal voltaram à tona, só que não repercutiram tanto na imprensa escrita quanto na web. Os sites focados em meio ambiente relatam o movimento dos ambientalistas e colocam os ruralistas como os grandes vilões do novo Código. A imprensa escrita ainda não teve tempo de analisar em profundidade o assunto.

Nas novidades boas mas de repercussão média, por enquanto, temos que a Alemanha irá produzir toda a sua eletricidade com fontes de energia renovável até 2050 e se tornar a primeira grande nação industrial a eliminar a dependência sobre combustíveis fósseis
O país produz 16 por cento de sua energia de fontes eólicas, solares e outras fontes renováveis - três vezes o índice de cinco por cento, há 15 anos.
Graças ao Ato de Energia Renovável, a Alemanha é o líder mundial de fotovoltaicos com metade da capacidade instalada. O país espera acrescentar mais de 5 mil megawatts de capacidade fotovoltaica neste ano para um total de 14 mil megawatts.