segunda-feira, 13 de abril de 2009

Leitura da semana de 6 a 13 de abril de 2009

Um fato que chama a atenção na cobertura ambiental brasileira é a falta de analises comparativas de lançamentos de campanhas, estatísticas e informações parciais de fatos.
Isso transforma a informação ambiental em uma imensa ladainha de denuncias, lançamentos de programas, contra-denuncias sem que ao leitor seja possível formar uma opinião mais consistente sobre os vários aspectos que envolvem uma área tão complexa como é a ambiental.
Por exemplo: o Estadão deu na semana passada a notícia sobre Um pacto para restaurar 150 mil quilômetros quadrados da mata atlântica - uma área equivalente ao Estado do Ceará. Diz a matéria que a meta é recuperar 30% da área original do bioma até 2050. Duas frases depois diz que a iniciativa pretende restaurar 10% do bioma original que desapareceu. Não dá para entender nada.
Estranhamente a matéria não cita valores a serem investidos nem as áreas onde a recuperação merecerá atenção.
Em 2001, o mesmo Estadão dava uma matéria informando que até então já haviam sido investidos R$ 321 milhões na mata atlântica e 1.015 organizações públicas, privadas e da sociedade civil organizadas estavam envolvidas em projetos de conservação e recuperação da região.
Sugestão: como o assunto tem uma longa história de matérias na mídia, por que não trabalhar um pouco mais a informação e prestar um serviço de qualidade ao leitor?


O governo concluiu estudo sobre a localização de portos ou terminais que deverão ser construídos para comportar o aumento na movimentação de carga prevista até 2023. Foram definidas 19 áreas, subdivididas em 45. Há que se ficar atento às áreas de preservação ambiental para que não sejam degradadas a exemplo da tentativa de instalação de um porto em Peruíbe.

Das noticias que menos repercutiram temos a de que uma equipe internacional de pesquisadores seqüenciou os genomas de duas variedades de algas verdes microscópicas, mostrando os genes que lhes permitem capturar o gás carbônico (CO2) e manter o equilíbrio químico dos oceanos.