terça-feira, 23 de junho de 2009

Semana de 15 a 20 de junho 2009

As Mudanças climáticas foram o centro das atenções da maior parte das matérias publicadas sobre meio ambiente na semana que passou.

A que mais repercutiu foi sobre o estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), informando que quase 2 milhões de toneladas de gases do efeito estufa deixaram de ser emitidas pela indústria brasileira entre novembro e abril . Motivo? A crise financeira. Nada a ver com planejamento ou medidas preventivas.
Enquanto isso, o governo dos EUA afirmou que os efeitos da mudança climática já estão sendo sentidos por la e pode ser que o fenômeno seja pode ser irreversível . Enquanto isso surgem informacoes de que a Ásia pode aumentar para mais de 40% até 2030, tornando-a o maior motor da mudança climática do mundo. Mesmo assim, alerta da revista Science publicando estudo da Universidade de Columbia informa que
As atuais concentrações de dióxido de carbono na atmosfera são as maiores já registradas nos últimos 2,1 milhões de anos. O estudo comprova que quanto maior for a concentração de CO2, mais elevada é a temperatura do planeta.
Uma noticia importante e de repercussão media foi o cancelamento do acordo do Frigorífico Bertin com a International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial que apoia o setor privado. O Bertin deixara portanto de receber cerca de US$ 90 milhões.