quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Semana de 13 a 17 de setembro de 2010

Nesta semana, além das noticias sobre queimadas quem deu o tom das reportagens sobre meio ambiente foram as ações geradas pelo Ministério Publico e pelo governo.
A matéria que mais repercutiu sobre meio ambiente na semana que passou veio do governo através de um decreto publicado no Diário Oficial da União, instituindo o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado. Foi criada  uma  "lista negra" de municípios onde o desmatamento atingiu níveis críticos e determinada a implantação do monitoramento por satélite em tempo real.
Vou anotar em meu caderninho para fazer um follow up sobre o assunto. 
Vamos ver se ele sai do papel. 
A noticia que menos repercutiu informa que a

Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH) terá que suspender imediatamente todas as licenças ambientais ou qualquer outro tipo de autorização ambiental que permita a atividade turística de cruzeiros no arquipélago de Fernando de Noronha. A recomendação foi determinada pelo Ministério Público Federal informando que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis deverá cuidar de todos os processos que tratem de solicitações desse tipo de licença. O órgão tem um prazo de dez dias para atender à recomendação. 
Outra noticia que quase não repercutiu foi sobre o lixo sanitário produzido por Joinville e outros dez municípios da região que poderá ser transformado em energia a partir de 2011. A proposta, que pode representar uma solução para os municípios com os aterros, é da Itec, uma empresa privada espanhola que dedica-se à produção de energia limpa. Serão eles a instalar  uma usina de geração de energia a partir da incineração do lixo.
A ISO 26OOO foi aprovada em nivel mundial e ninguém deu nada sobre o assunto, em compensação na vida real a gente já percebe uma enorme movimentação por parte das empresas procurando informação sobre o assunto.