segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Semana de 30 de agosto a 12 de setembro de 2010

Ler os jornais das ultimas duas semanas dá uma sensação de desalento e ao mesmo tempo mostra ações e atitudes positivas acontecendo aqui e ali tentando conter nossa voracidade em destruir ambientes naturais. As noticias mais publicadas se referem aos parcos 10% restantes da Mata Atlântica, números escandalosos previstos e denunciados há mais de 2 décadas. O cerrado segue na mesma trilha. Aumenta o percentual de desmate em ritmo alucinante.Metade da área já foi devastada. Em compensação a Amazonia apresenta números de redução de seu desmatamento em 48% comparados aos dados do ano passado. Fora isso, temos notícias esparsas de aumento dos indices de poluição em Vitória, e o incansável aumento do numero de focos de queimadas no País entre outras.
Esta semana, São Paulo recebeu Pavan Sukhdev, o assessor especial do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) que informou, em evento organizado pela SMA,  que os investimentos mundiais no campo da economia verde aumentaram US$ 119 bilhões entre 2004 e 2009, o que contradiz, na sua avaliação, o argumento de que não existem recursos para projetos sustentáveis.  Dados do Pnuma indicam que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil dependem dos "serviços ambientais".Na Índia e na Indonésia, esses índices são de 16% e 21% respectivamente.
Saindo da palestra e entrando na vida real, vemos que a noticia que menos repercutiu tratou do corte de uma  paineira centenária em Jaboticabal, a 344 km de São Paulo. A árvore estava em uma área onde está sendo construído um supermercado. De nada adiantaram os protestos de ambientalistas e moradores locais. O que choca é a falta de visão do supermercado que poderia muito bem ter aproveitado a ocasião para ter uma atitude sustentável. Faria bem para a comunidade e para a sua marca. Ele certamente está longe da economia verde.