quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Semana de 14 a 19 de outubro de 2009

A matéria que mais repercutiu nesta semana foi a de que oelhos estão sendo usados como matéria-prima para a produção de biocombustível para o aquecimento de casas na Suécia. São milhares de coelhos são queimados em uma usina de geração de energia na região central da Suécia. Os animais vem da capital sueca, Estocolmo .Um dos caçadores, Tommy Tuvunger, disse ao site da revista alemã "Spiegel" que seis mil coelhos foram mortos no ano passado. Neste ano, três mil já foram caçados.
A segunda mais publicada trata da reunião dos governadores da Amazônia Legal que decidiram desenvolver ações para incluir nos debates da 15ª Conferência do Clima (COP-15), que será realizada em dezembro, em Copenhague (Dinamarca), . Para os governadores, os pagamentos por serviços ambientais são cruciais para o financiamento de investimentos em infraestrutura, ciência e tecnologia, capacitação e apoio à produção. Com isso, eles esperam promover a transição do atual modelo econômico regional para uma economia sustentável, de baixo carbono e alto conteúdo tecnológico. O discurso ainda está focado na captação de benefícios e não no desenvolvimento de uma economia sustentável. E uma boa notícia é que finalmente
o governo vai anunciar ainda em outubro a retirada do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) sobre os produtos reciclados. Outra medida em estudo pelo governo é o incentivo a cooperativas de catadores por meio do pagamento de serviços ambientais urbanos. MInc informou que se trata de um mecanismo econômico que inclui mais gente na proteção. No caso dos catadores, é estabelecer um preço mínimo de sustentação para os produtos reciclados, de maneira a impedir que eles fiquem na miséria, como na crise que derrubou o preço dos produtos, comentou ele.
E a matéria que menos repercutiu trouxe a informação de que a União Europeia não quer garantir um corte de emissões de CO2 de 30% antes que outras nações se comprometam a fazer esforço equivalente. Países como Reino Unido, Bélgica, Holanda, Suécia e Dinamarca insistem que esse objetivo. Mais uma vez está criado o circulo vicioso de " vamos ver quem se mexe, prá que eu possa me mexer".