quinta-feira, 17 de junho de 2010

Semana de 5 a 16 de junho de 2010

O Congresso vota no dia 22 a proposta para modificar a legislaçao de proteçao das florestas brasileiras. O assunto vem sendo coberto pela imprensa brasileira com bastante destaque e deve gerar muita polemica enquanto náo ficarem claros os riscos resultantes de sugestóes tais como a anistia a quem desmatou até 2008. a eliminaçao de areas de conservaçao para pequenas propriedades e a transferencia da decisáo de preservar para cada estado. O assunto promete pegar fogo.

Depois de tomar as manchetes dos jornais, a usina de Belo Monte quase que saiu do olhar da midia, mas náo da midia social. Agora resurge em uma materia no Estado de S.Paulo que anuncia que o governo tomou para si a responsabilidade por levar o projeto adiante.
Belo Monte parece ser táo estratégico para este governo que estranha o fato de ninguém levantar a questao diretamente vinculada à campanha presidencial. Seria um fundo de caixa? Afinal porque é táo importante partir para uma decisáo que vai contra todos os criterios de responsabilidade social e sustentabilidade?

O vazamento do poço da BP continua em alta na imprensa internacional, e por aqui tem merecido uma cobertura média. Náo dá para entender também porque ninguém levanta dados sobre a Petrobras, nossos riscos e de que formas podemos nos prevenir contra riscos do genero. A impressao que dá é que o assunto é norte-americano, portanto náo interessa por aqui.

Das noticias que menos repercutiram por aqui destaquei 3

A indústria madeireira do Brasil reduziu seu consumo de madeira procedente da Amazônia em 42,04% nos últimos cinco anos, para os 14,2 milhões de metros cúbicos processados em 2009, segundo um relatório oficial divulgado hoje.

Outra informaçao interessante mas que pouco repercutiu foi o dado de que o Brasil já produz tanto lixo quanto os europeus sendo que apenas 55,6% dos municipios brasileiros contam com programas de coleta seletiva.

Nas matérias que menos repercutiram tivemos a retomada das atividades de mineração industrial na região de Serra Pelada, localizada em Curionópolis (PA). O local ficou conhecido durante a década de 1980 por ter sido o maior garimpo de ouro a céu aberto do mundo. A exploração do mineral em Serra Pelada não acontece desde 1992.