quarta-feira, 30 de março de 2011

Semana de 28 a 1 de abril de 2011

Muito interessante o mapa montado pela revista The Economist mostrando as plantas nucleares existentes no mundo que mostram a China com 77 reatores em construção e mais 110 planejados para breve. Com o acidente de Fukushima e a crescente contaminação do mar, ar e solo há uma enorme tensão no ar já que os impactos do desastre não conseguem ser minimizados e sequer dimensionados em curto espaço de tempo.   Aliás muito interessante o formato do jornal da Cultura apresentado por Maria Cristina Poli que vem trazendo convidados para comentar notícias do dia a dia dando ao espectador munição para se aprofundar ou formar uma opinião mais consistente em relação aos vários temas abordados. Recentemente, o acidente de Fukushima foi tema de comentários que mostraram o quanto estamos distantes de compreender o enorme risco que corremos ao trabalhar em escala industrial com as usinas nucleares.
Estas semanas têm sido semanas de muita, mas muita articulação mesmo, da parte de ambientalistas em relação às campanhas que deverão mobilizar a sociedade mundial em torno da Rio +20. As discussões avançam a passos largos, principalmente em nível internacional. Pena que a imprensa não está documentando isso. O que está visivel nas paginas em papel e na web são as discussões em torno de Belo Monte que voltou ao cenário mostrando dois pólos opostos em confronto morno, em termos de repercussão, ainda quando se fala da continuidade das obras. De um lado, o governo, que não abre mão do projeto e de outro, toda a sociedade brasileira. Até a Organização dos Estados Americanos (OEA),pediu esclarecimentos sobre o processo de licenciamento de Belo Monte. Vamos ver até que ponto a corda vai.
E, por fim, o Código Florestal aparece como um dos temas mais falados na web pois há uma enorme mobilização da sociedade em torno do texto a ser refeito.