quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Semana de 21 a 27 de janeiro de 2010

O pós Copenhague está sendo tratado pela mídia brasileira como todo escândalo, denuncia ou desastre. Passados 15/30 dias parece que aquele assunto não interessa mais, não faz mais parte da lupa dos jornalistas.
No entanto, nos bastidores há muita movimentação acontecendo mundialmente. Enganam-se aqueles que acham que as discussões ocorridas no Primeiro Mundo passaram e que agora tudo voltou ao normal como se nada fosse. O status quo não será mais o mesmo. Há muita discussão em curso, maturação dos acontecimentos e, muito em breve, veremos o assunto voltar à tona. Uma pena que a imprensa não esteja documentando a evolução das pressões e negociações.

Nos blogs destaco a discussão sobre a parceria da Conservation International com a Monsanto e a apresentação de resultados por parte de ambas do programa de recuperação do Cerrado e da Mata Atlântica que comemora um ano de vida.
Nos jornais e sites, o assunto mais falado foi pautado pelo governo, mais uma vez, a primeira termoelétrica do mundo com capacidade de produzir energia a partir do etanol e as negociações que recomeçaram depois do recesso das festas para tirar da estagnação o impasse de Copenhague.
Já no Google a mais publicada depois da renúncia da Ministra do Meio Ambiente da Venezuela foi o fato da Justiça Federal ter dado uma decisão favorável ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em três ações ajuizadas pelo Ministério Público Federal ligadas à construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia