terça-feira, 21 de julho de 2009

Semana de 14 a 20 de julho de 2009

Uma das informações que mais repercutiu foi o anuncio de uma rede de usinas de produção de energia totalmente limpa no no norte da África, dentro do Deserto do Saara , capaz de fornecer pelo menos 15% da eletricidade consumida na Europa, além de dois terços da necessidade do norte africano e do Oriente Médio.
O Desertec prevê a instalação de uma tecnologia solar de última geração, que utiliza espelhos para concentrar a luz do sol sobre torres de energia que produzem vapor, que por sua vez movimentam turbinas que produzem eletricidade. O calor excedente produzido durante o dia pode ser armazenado em tanques especiais para manter a usina em funcionamento durante a noite ou em dias nublados.
A idéia de se aproveitar o sol do Saara vinha amadurecendo há décadas, mas só agora o avanço das tecnologias, tanto solar quanto de transmissão de eletricidade, viabilizou o investimento. Restam as questões políticas, que certamente não dependem de avanços tecnológicos e sim de decisões culturais e de autonomia sobre o uso do espaço que certamente deverá ser ressarcido por isso.
Uma das noticias que menos repercutiu em termos nacionais foi a criação do maior parque linear do mundo, aqui em São Paulo ao longo dos 1,1 mil km do rio Tiete. O governo estadual assinou convênio com as prefeituras de oito municípios para preservar as várzeas, recuperar a drenagem do rio e melhorar as condições ambientais. O Parque Várzeas do Tietê terá 107 km² de área verde e 33 núcleos com equipamentos de lazer, cultura, arte e esporte. Imaginou que beleza ter um parque a exemplo do que já existe em Roma e poder fazer um programa grátis de um dia pelo rio Tiete?