quarta-feira, 1 de junho de 2011

Semana de 1 a 6 de junho de 2011

As ultimas duas semanas foram intensas e muito tristes para o meio ambiente brasileiro. O Código Florestal como dissemos passou a ser moeda de troca e, agora, infelizmente encontra-se em terreno extremamente pantanoso. As mortes no Pará aumentam por conta da questão da ocupação da Terra e o governo, refém de suas alianças e de denuncias contra o articulador politico, Antonio Palocci está acuado tentando sair do "imbroglio" em que se meteu.
Ao mesmo tempo em que tudo isso acontece, estamos nos aproximando do Dia Mundial do Meio Ambiente, e isso vem fazendo com que o tema venha aumentando seus centímetros nas paginas dos jornais, na web e no radio.
A convergência destes fatores mais a intensa articulação de bastidores no sentido de recolocar as coisas nos trilhos está gerando uma tensão sem precedentes dentro do neonato governo Dilma. No fundo disso tudo está o embate de visões sobre o que os vários segmentos da sociedade brasileira querem para o Brasil dos próximos anos. Quanto mais fragilizado o governo, mais tensa fica a situação e mais radicais ficam as providencias de quem quer fazer valer suas idéias pela força. A imprensa poderia agora, olhar para além dos fatos, e sentir na base dos parlamentares como está a tendência no Senado em relação à votação do Código Florestal. Isso ajudaria muito a sociedade civil organizada a finalmente participar de um projeto que definirá o futuro de muitas gerações.  Nos últimos meses ela realizou articulações de ultima hora com esforços financeiros enormes se comparados aos investimentos realizados pelos ruralistas no mesmo projeto.