quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Semana de 23 de julho a 2 de agosto de 2010

A semana que passou foi a semana do lixo.  Com a sanção da política de resíduos sólidos, o País passou a ter um marco regulatório na área. A lei faz distinção entre resíduo (lixo que pode ser reaproveitado ou reciclado) e rejeito (o que não pode ser reaproveitado). As atividades que merecerão destaque no novo cenário serão  a redução do uso dos recursos naturais (água e energia, por exemplo) no processo de produção de novos produtos, intensificação das ações de educação ambiental, aumento da reciclagem no país, promoção da inclusão social, a geração de emprego e renda de catadores de materiais recicláveis.
A partir de agora deveremos obedecer o princípio de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Isso abrange fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
Além do lixo, jornais publicaram notícias variadas sobre alternativas positivas de preservação do meio ambiente, o que merece destaque pois geralmente as notícias tendem a focar desastres dos mais variados tamanhos sem mostrar soluções.
Outra noticia muito interessante e que certamente ficará como um marco na história como uma mudança de paradigma nas relações em prol do meio ambiente foi a assinatura do Equador de um termo de compromisso com as Nações Unidas pelo qual concorda em não explorar reservas de petróleo que ficam dentro de uma área de proteção ambiental na Amazônia para, em troca, receber cerca de US$ 3,6 bilhões de países ricos. O interessante é que já há dinheiro da Alemanha para fazer com que isto se torne factível.
Nas notícias que menos repercutiram temos que um terço do litoral de Pernambuco, com 187 quilômetros, foi afetado pela erosão costeira, segundo estudo publicado pelo Ministério do Meio Ambiente. A denuncia foi feita por pesquisadores durante a reunião da SBPC e, segundo eles, a situação se agravará nos próximos anos por causa do aquecimento global .