quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Semana de 27 de setembro a 1 de outubro de 2010



A semana só seria melhor para os ambientalistas se Marina Silva tivesse sido eleita para disputar o segundo turno. Mesmo derrotada, a ex-senadora saiu vitoriosa da eleição carregando 20 milhões de votos e fazendo diferença no cenário político nacional. Com isto, a expectativa é de que a sustentabilidade entre nas pautas dos dois candidatos como algo irrefutável. 
O que a imprensa não explorou foi o fato de cerca de 18% dos eleitores náo terem ido à eleição. Não sei porque ninguém comenta ou analisa este fato.


Outra informação muito importante e pouco explorada pela mídia foi o fato de que esta eleição mostrou que deputados a favor do desmatamento perderam votos.   



Tirando a eleição, uma das notas que mais repercutiu foi a declaração do  ministro britânico de Relações Exteriores, William Hague, que afirmou em reuniao na semana passada que  47% da energia produzida no Brasil é renovável e por isso, o país nao se enquadra na situaçao dos demais paises em desenvolvimento em relacao as mudancas climaticas.  


Nas menos faladas tivemos uma reafirmação da Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que o Código Florestal proíbe a queima de palha de cana-de-açúcar e demais formas de vegetação independentemente de serem culturas permanentes ou renováveis. Conforme a lei, a queima só é possível quando autorizada previamente pelos órgãos ambientais competentes.