terça-feira, 24 de agosto de 2010

Semana de 16 a 20 de agosto de 2010


Alem da política nacional de resíduos sólidos que está aumentando sensivelmente o numero de pautas sobre lixo na imprensa brasileira, tivemos uma semana cheia de noticias sobre lixos de fora do Brasil chegando por aqui embalados em containers surpresa. O que era para ser plástico para reciclagem surgiu como lixo original dos mais diversos usos e atividades. Por aqui, a noticia que mais repercutiu junto a esta foi a constatação de que mais de 70% das cidades brasileiras despejam lixo em locais que não são adequados.. Somente 27,7% dão o destino correto aos resíduos sólidos, em aterros sanitários. A forma mais irregular de destinação, os lixões, foi a que menos cresceu nos últimos oito anos, mas ainda é a opção de cinco em cada dez prefeituras (50,8%). O interessante é notar que pouco se falou das novas tecnologias já existentes no Brasil que permitem a recuperação total do lixo vindo nas mais variadas formas e composições.
Há uma industria em Lorena, no interior de São Paulo, por exemplo que consegue recuperar 100% do lixo, gerando energia limpa e cuja tecnologia é genuinamente nacional. Pena que a imprensa não fala dela e de outras na mesma linha como deveria.
Agora escândalo mesmo foi a noticia que pouco ou nada repercutiu da construção de uma usina hidroelétrica em Sinop com  capacidade de gerar 400 megawatts de energia elétrica, que será uma das cinco usinas instaladas no rio Teles Pires. A barragem ficará entre os municípios de Itaúba e Cláudia e ocupará cerca de 33 mil hectares é a única que trabalhará com reservatório. Além de Sinop, Itaúba e Cláudia também serão afetados com a implantação da hidrelétrica, os municípios de Ipiranga do Norte e Sorriso. De acordo com o diretor de estudos da Empresa Pesquisa Energéticas, Amílcar Guerreiro, a maior parte do lago formado com a implantação da usina será concentrada em Sinop. "Após encher o reservatório cerca de 60% ficará em áreas sinopenses e ocupará 5% do território do município", disse Amílcar, ao Só Notícias. O planejamento foi apresentado, no final de semana, em audiência do Ministério Público, com participação de agricultores, donos de fazendas que serão alagadas e lideranças políticas. Que conheceu o Teles Pires sabe do que estou falando...