quarta-feira, 15 de julho de 2009

Semana de 8 a 13 de julho de 2009

A semana que passou foi rica em marchas e contramarchas relacionadas aos debates na reunião do G8 sobre o necessário compromisso para reduzir o impacto das atividades humanas nas mudanças climáticas. De concreto nada de avanços e uma critica dura do Secretário Geral da ONU lamentando a falta de comprometimento em definir claramente metas para dar inicio a um programa sério visando amenizar o problema.
Mas a matéria que mais repercutiu mesmo foi uma nota sobre a cidade australiana Bundanoon, ou Bundy que proibiu, após deliberação dos moradores, o uso de água engarrafada. A decisão veio depois que uma empresa de bebidas anunciou que queria extrair água do local, leva-la para Sidney, para engarrafa-la e transporta-la de volta para a cidade para vende-la. Não se tem noticia de que outra cidade tenha tomado tal decisão no mundo.
Das matérias que menos repercutiram temos o parecer técnico do IBAMA sobre a pavimentação da BR 319, que une Manaus a Porto Velho, e que foi considerada inviável ambientalmente falando. Isso gerou polemicas em vários órgãos do governo e promete ter repercussões em breve. Segundo o Greenpeace agora o licenciamento só será retomado no ano que vem.