terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ecopress - Agencia de Noticias Ambientais: Semana de 25 de julho a 3 de agosto de 2011

Ecopress - Agencia de Noticias Ambientais: Semana de 25 de julho a 3 de agosto de 2011: "As últimas semanas foram mornas em relação à cobertura sobre temas relacionados ao meio ambiente no Brasil. Não tivemos desastres impactante..."

Semana de 25 de julho a 3 de agosto de 2011

As últimas semanas foram mornas em relação à cobertura sobre temas relacionados ao meio ambiente no Brasil.
Não tivemos desastres impactantes, o governo não pautou o assunto e alguns cadernos especiais sobre meio ambiente trataram de temas como mudanças climáticas, Belo Monte entre outros.
Seguindo o foco da Rio+20, o  Ministério da Ciência e Tecnologia prometeu na semana passada apresentar um  plano de investimentos em pesquisas voltado à economia verde. Os investimentos serão feitos pelo CNPq, FINEP e o próprio Ministério. O foco serão as energias renováveis, economia do conhecimento e do extrativismo promovendo o desenvolvimento sustentável.
Na contramão desta noticia, a Petrobrás anunciou que quer ser a maior produtora de etanol do país. 
O que já dá para começar a perceber pela cobertura brasileira ainda incipiente sobre soluções voltadas para a produção e consumo de forma sustentável é que um novo cenário inevitável está se formando tendo como centro das atenções a questão da mobilidade. Carro à etanol ou energia elétrica?  
De um lado, os produtores de petróleo, de etanol. De outro as produtoras de energia elétrica das formas mais variadas possíveis. No meio, os fabricantes de veículos sejam eles individuais ou coletivos. 
Nessa queda de braço o Governo terá um papel fundamental, pois, em tese, como regulador de um modelo que atenda a todos, da melhor forma possível, terá a tarefa de planejar a mudança.  Falta o envolvimento dos meios de comunicação sensibilizando a opinião publica para este embate que já começou nos bastidores mas que ainda não está visível aos olhos da população em geral.