quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Esta semana que passou as matérias foram focadas em prisões, apreensões de animais e  novos lançamentos de carros pois hoje começou o 50. Salão do Automóvel em São Paulo. As matérias sobre carros elétricos e alternativas ao combustível fóssil cresceram em numero mas ninguém abordou a questão fundamental - afinal prá que tanto carro? Como achar outras alternativas para se locomover nas cidades brasileiras? Este contraponto crítico continua faltando em nossa imprensa tão habituada a ser pautada por grandes corporações e pelo governo.
O Estadão publicou um caderno interessante sobre o problema da pesca intensiva bem na linha do que vem sendo alertado pela ONU em relação à urgente necessidade de olhar para os mares, oceanos e rios antes que seja tarde demais.
Um evento que não vi citado na imprensa é o Seminário que acontecerá na 2a. semana de novembro em Manaus reunindo a nata dos Tribunais de Contas para debater meio ambiente. Não tenho conhecimento de outro evento desta magnitude no Brasil sobre o assunto.
Nas menos faladas temos uma informação interessante vinda do Programa de Meio Ambiente da ONU que resolveu usar a web na tentativa de melhorar a proteção dos parques e reservas naturais em todo o mundo criando o site protectedplanet.net, para incentivar a visita e a atualização de dados de áreas protegidas e pouco conhecidas. Na verdade o site ainda tem muito para melhorar mas é um jeito de dar uma checadinha como andam as coisas em áreas teoricamente preservadas.