quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Como a imprensa brasileira trata o meio ambiente no Brasil

O assunto que mais repercutiu na semana que passou foi a licença concedida pelo (IBAMA), ao Projeto Hidrelétrico do Rio Madeira que evolui no campo jurídico e estagna no ambiental. A relação energia/impacto ambiental é um dos pontos que provoca divergências entre os Consórcios MESA e Enersus; além disto, questões envolvendo prejuízos ambientais, localização da instalação de usinas e possíveis problemas com a Bolívia podem acarretar maiores problemas para o entrave na região.

Nas matérias que menos repercutiram temos vários assuntos importantíssimos e muito pouco vasculhados em profundidade.

As regiões da Amazônia que estão licitadas ou em processo de licitação para exploração de petróleo e gás já somam uma área maior que a da França, e praticamente todas elas estão em regiões da floresta onde a natureza é mais rica em espécies.

O mapa do zoneamento econômico-ecológico da Amazônia Legal, em elaboração pelo governo, reconhece que a quarta parte da região (26%) é ocupada por intensa atividade econômica e não terá mais de recompor 80% da floresta, como prevê o limite legal de desmatamento.

O atraso no cumprimento da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para baixar o nível de enxofre no diesel, utilizado em regiões metropolitanas, virou um jogo de empurra dentro do governo e de parte da iniciativa privada.
O governo admite que a norma Proconve 6 não vai entrar em vigor no dia 1º de janeiro de 2009, como determina o Conselho e reconhece que não houve empenho das partes envolvidas para que o diesel mais limpo começasse a circular.