segunda-feira, 27 de julho de 2009

Semana de 20 a 27 de julho de 2009

A Amazonia voltou a ser o foco das atenções em numero de quantidade das noticias de meio ambiente na semana que passou mas o fato é que as noticias são todas repercussão de informações da semana passada. Outros temas bastante abordados foram o desmatamento, lixo e o agribusiness.
Dentre todas, vale a pena destacar uma lei que está sendo avaliada pelo Senado norte-americano que tem todos os componentes de protecionismo ambiental – ou seja, a intenção é subsidiar novas tecnologias limpas para os carros, desde que sejam norte-americanas. A lei se chama Lei de Segurança e Energia Limpa, prevista para entrar em vigor em 2025. A idéia é liberar 30% dos custos para expandir ou abrir fábricas de automóveis , peças e montagem de carros limpos.

Das noticias que menos repercutiram destaco a informação de que o número de pés de seringueira aumentou 67% nos últimos dez anos em São Paulo. O Estado é responsável por mais da metade da produção nacional de borracha. Os dados são do IEA (Instituto de Economia Agrícola), ligado ao governo do Estado.