quarta-feira, 6 de maio de 2009

Semana de 27 de abril a 1 de maio de 2009

A noticia que mais repercutiu na semana que passou foi a da Folha de S.Paulo de que a Petrobras começou a produzir um novo óleo diesel com baixo conteúdo de enxofre, ou seja, menos poluente. A empresa também fala em auto-suficiência neste tipo de combustível para 2012. Já o Estadão avisou dias antes que o Brasil estava importando este ano cerca de 1 bilhão de litros de diesel do tipo S50 (com 50 partes de enxofre por milhão ou ppm) para atender à determinação do (Conama) para redução das emissões de enxofre nos grandes centros urbanos. O volume importado representará dois terços desse tipo de diesel consumido em 2009.
Outra noticia que também repercutiu bastante foi a proposta brasileira na reuniao do G8 de Siracusa para que os paises adotem uma taxa de 10% sobre os lucros da indústria petroleira, a fim de alimentar o fundo de proteção ao ambiente contra o aquecimento global.
O interessante foi notar o tom diametralmente oposto das manchetes e abordagens destes assuntos pela Folha de S.Paulo e pelo Estadão.
Enquanto a Folha aborda a participação brasileira e as ações ligadas ao meio ambiente por parte do governo em tom extremamente otimista, o Estadão adota um tom oposto, pessimista e critico.
Ou seja, para os leitores da Folha, a semana que passou foi pródiga em ações de meio ambiente especialmente no que se refere às ações do Governo, já para os leitores do Estadão....

Enquanto o Congresso e o governo negociam mudanças nos atuais limites do desmatamento no país, uma pesquisa Datafolha mostrou que 94% dos entrevistados preferem a suspensão do abate de árvores, mesmo que isso signifique frear o crescimento da produção agropecuária. Esta foi a matéria que menos repercutiu na semana passada.