quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Noticias na midia brasileira sobre meio ambiente - semana de10/09/2008

Interessante a análise das noticias sobre meio ambiente na semana que passou.

Como não poderia deixar de ser a Amazônia continuou liderando como tema que mais repercutiu e trouxe notícias completamente opostas. De um lado, o ministro do Meio Ambiente, informando haver uma relação direta entre o aumento do desmatamento na região amazônica e a proximidade das eleições municipais porque Nenhum prefeito ou governador quer ser antipático nas vésperas das eleições. Se isso é verdade cabe ao Ministro propor algo para o Legislativo de forma a coibir ainda mais duramente os abusos.
No mesmo dia, o senador Valdir Raupp do (PMDB-RO) apresenta o esboço de um projeto que tem como principal meta "rebaixar a zero" o desmatamento. A idéia dele é dar anistia das multas administrativas ambientais sem se esquecer da obrigação dos fazendeiros em recompor trechos das matas ciliares e encostas desmatados. Quando questionado sobre os proprietários que tem direito ao desmate de até um quinto de áreas que se incluam no certificado de plano de manejo florestal, o senador prometeu mudanças na legislação para adaptação destes ao novo projeto.

Já o tema aquecimento global voltou à tona com o alerta do WWF de que o gelo está trocando de pele, ou seja, sendo substituído por uma camada mais fina e jovem. Segundo eles, o fato deverá contribuir diretamente para o aumento da emissão de gases que causam o efeito estufa. De outro lado a ONU está promovendo uma campanha que comemora a redução de 95% dos gases de substâncias como o CFC que prejudicam diretamente a manutenção da camada de ozônio. Para o próximo ano, a ONU espera costurar um novo acordo para estabilizar a emissão de gases que provoquem o efeito estufa.

Nas noticias que menos repercutiram temos a pressão que o ministro Carlos Minc está colocando emcima da ANFAVEA e a ANP para que o prazo da adequação do nível de enxofre dissolvido no óleo diesel sofra qualquer atraso e a data combinada é para daqui a 3 meses. Esse assunto ainda deverá ocupar as manchetes dos jornais em breve.