quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Semana de 27 a 4 de agosto de 2009

A Amazônia voltou a ser a mais falada na semana que passou. O destaque foi para o governo que lançou no dia 30 de julho, o Plano Nacional de Outorga Florestal (Paof), definindo as áreas de florestas públicas que podem ser exploradas comercialmente até 2010. Trechos de seis florestas nacionais na Amazônia poderão ser licitados, em uma área total de 2,7 milhões de hectares. De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), as concessões devem produzir 840 mil metros cúbicos de madeira legal, o equivalente a 38 mil caminhões carregados de madeira. As concessões florestais permitem a exploração das áreas de florestas públicas por 40 anos. Além da exploração de madeira, as concessões permitem atividades extrativistas e visitação turística.

As espécies de árvores exploradas são definidas por um plano de manejo e a retirada é feita com base em um revezamento. O empresário divide a área em pequenos lotes e explora um de cada vez, para que a parte derrubada possa se regenerar. O cumprimento do plano de manejo é fiscalizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de auditorias independentes a cada três anos.

Mas nesta semana vale também a pena destacar duas publicações que deram a capa para questões ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade sem que houvesse uma pauta governamental ou data especial, tipo Dia do Meio Ambiente. Uma das foi a Veja São Paulo com a capa sobre a coleta seletiva da cidade e um diagrama muito bem feito sobre a reciclagem, destinação do lixo facilmente compreensível por qualquer um. Outra publicação foi a Época Negócios, inteiramente dedicada a negócios verdes. Vale a pena conferir pois a edição aborda como a preocupação com o meio ambiente gerou novas oportunidades de ganhos e expandiu um novo jeito de fazer negócios.


Das noticias não faladas pela imprensa não se sabe porque, destaco as discussões e o enorme impacto que as obras de expansão do porto de São Sebastião deverá causar a Ilha Bela. Não dá para entender porque a imprensa não está acompanhando esta movimentação, de ambos os lados. No inicio de agosto haverá um evento na USP sobre o assunto. È só olhar detalhes no site nossailhamaisbela.