quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Semana de 29 novembro a 3 de dezembro de 2010.


A CoP 16 em Cancun ocupou boa parte das noticias sobre meio ambiente da semana que passou. A conferencia começou sem expectativas de nenhuma das partes e, talvez por isso, pode trazer surpresas nos avanços das negociações.
A imprensa passa uma idéia de que as negociações seguem em ritmo morno, mas quem está lá dentro sabe que as negociações estão em ritmo acelerado e que a coisa não está fácil.
Uma noticia que teve repercussão média, mas que chama a atenção pela reincidência é a investigação por parte da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de Novo Hamburgo em relação à contaminação do Rio dos Sinos. A cobertura se restringe ao fato, mas esquece de mencionar a quantidade de vezes que o rio dos Sinos já foi contaminado para que as pessoas tenham uma idéia da reincidência e gravidade desta reincidência.

Nas menos faladas ou que tiveram menos espaço na imprensa brasileira tivemos a assinatura do Decreto que cria o Macrozoneamento Econômico Ecológico da Amazônia Legal que institui mecanimos legais para o planejamento e gestão ambientais e territoriais estabelecidos pela Política Nacional do Meio Ambiente.
Outra noticia importante que por enquanto passou em branco até agora foi o lançamento hoje da ISO 26000 em português, a Norma de Responsabilidade Social.