terça-feira, 19 de maio de 2009

semana de 11 a 18 de maio de 2009

A semana foi intensa em matérias ambientais relacionadas só ao Brasil.
A que mais repercutiu foi a apresentação do recém-concluído Relatório do INCRA que mostra que um grupo de 60 assentamentos concentrou metade do desmatamento registrado nas áreas de reforma agrária da Amazônia Legal em 2008. Do total derrubado nos 60 assentamentos, 65% ocorreram no Pará ou em Mato Grosso --dois Estados que lideram o ranking geral de desmatamento do Inpe
Das notícias que repercutiram medianamente temos uma que está diretamente relacionada ao relatóriodo Incra. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, perdeu duas brigas dentro do governo . A primeira se refere aos 3 mil novos funcionários que ele pretendia contratar para cuidar das reservas florestais amazônicas. Minc conseguiu apenas 1 mil. A criação da Guarda Florestal Nacional ficou só na intenção pois o governo não quer comprar briga com a oposição e os partidos aliados agora para tentar mudar a Constituição.
O Ministério do Meio Ambiente engoliu a derrota, por enquanto, mas promete lutar que voltará à carga sobre o assunto em breve.