quarta-feira, 8 de julho de 2009

Semana de 30 de junho a 8 de julhode 2009

Além da noticia que mais repercutiu informando que o Brasil é o país com maior número de espécies de pássaros ameaçadas de extinção em todo o mundo outra noticia que de bastante impacto foi a de que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ao Japão que aumente sua ajuda aos países em desenvolvimento para lutar contra a mudança climática.
Mas importante mesmo foi a informação de repercussão média de que o Brasil está aquém das metas de preservação da biodiversidade que assumiu para 2010 dentro da CDB (Convenção sobre Diversidade Biológica), o mais importante acordo internacional para gestão da fauna e da flora do planeta. Em vigor desde dezembro de 1993, o tratado entra agora numa fase crítica sob o risco de virar uma peça de ficção, por culpa do Brasil e de outros países signatários.
Uma noticia que pouco ou nada repercutiu foi a de que a mistura de 4% de biodiesel ao óleo diesel comercializado em todo o país começou a ser obrigatória. Cada litro da nova mistura reduz em 3% a emissão de gás carbônico.
Embora a quantidade de notícias ambientais tenha sido alta os assuntos ficaram divididos entre Amazonia, Lixo, Mudanças Climáticas e Acordos Internacionais, este sim como o assunto mais abordado pela imprensa nacional pautados por eventos governamentais.