quarta-feira, 8 de junho de 2011

Semana de 6 a 12 de junho de 2011

No dia Mundial do Meio Ambiente a imprensa nao fez cadernos especiais na quantidade dos outros anos. Foi dado um espaço mediano à Virada Sustentável paulista e  o foco esteve mais concentrado no então ministro Palocci.  Fato relevante foi a matéria publicada pelo Estadão no dia 5 de junho de que o  governo implantará até 2020 24 hidrelétricas no pais e o cancelamento de investimentos em novas usinas nucleares. A matéria de meia pagina se resumiu a citar dados pautados pelo governo dentro de sua "agenda positiva" de mostrar serviço nas ultimas semanas. Esqueceram de entrevistar cientistas e outros especialistas para tentar entender afinal, de que modelo de desenvolvimento estão  falando? O que significa o IBAMA aprovar Belo Monte? Será que este planejamento se encaixa dentro de uma agenda sustentável? O que significa não destinar um centavo sequer a novos investimentos em eólicas e solares nos próximos anos? Logo em seguida tivemos a cerimonia de lançamento da Comissão Nacional de Organização da Rio +20 e o discurso da presidente Dilma  reafirmando o compromisso de não negociar questões relacionadas ao desmatamento na reforma do Código Florestal. Ou seja, Dilma parece muito convincente quando se refere à sua rejeição ao Código Florestal na forma como está mas este governo ainda é muito contraditório quando a questão é a sustentabilidade e a preservação do patrimônio ambiental para as futuras gerações.
Mudando um pouco de assunto. O CONAR, que é o Conselho de Auto Regulamentação Publicitária vetará campanhas publicitárias no Brasil que enalteçam atributos verdes que as empresas não possam comprovar. O Green Washing passa a ser proibido depois de 1o. de agosto deste ano. Para quem não se lembra a Petrobras teve que suspender duas campanhas publicitárias em 2008 que ligavam o nome da empresa a ações de responsabilidade ambiental. A empresa teve que firmar um acordo com o Ministério Publico Federal para reduzir o teor de enxofre no diesel, atitude que ela se recusava a tomar. Essa decisão dará aos consumidores mais força para proibir que seja "vendida"uma imagem que não corresponde à verdade.
E para terminar hoje, dia 8 de junho, é o Dia Mundial dos Oceanos. A única menção que aparece na mídia está pelo twitter.