segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Semana de 9 a 13 de agosto de 2010.



A diminuição do desmatamento na Amazônia por um lado e as queimadas incontroláveis por outro foram o destaque da semana que passou nas editorias de meio ambiente das mídias brasileiras. O perfil do tipo de desmatamento mudou e agora acontece em pequenas áreas segundo a ministra do Meio Ambiente. Já as queimadas voltam a acontecer como todos os anos, devastando fauna e flora por onde passam. Isso sem falar nos incontáveis prejuízos à saúde humana.  
Uma noticia importante que teve destaque também  foi a assinatura, por parte do Brasil e Estados Unidos, de um acordo na área de meio ambiente para conversão da dívida brasileira em investimentos na preservação e conservação de florestas tropicais. O acordo , firmado com  a Agência Internacional de Cooperação dos Estados Unidos ( USAID)prevê que serão destinados US$ 21 milhões para projetos nas áreas de conservação, manejo e monitoramento.  O primeiro edital para projetos relativos ao acordo deve sair até o fim do ano. O foco dos investimentos será a  biodiversidade, conservação, áreas protegidas, manejo, populações tradicionais por meio de projetos de desenvolvimento local, em monitoramento e vigilância e os recursos  deverão ser destinados à preservação e conservação da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga.
Nas menos faladas temos que um estudo do PNUMA- Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente indicou que um quinto dos manguezais foi destruído no Brasil desde 1980, e que eles continuam a ser destruídos a uma taxa de 0,7% por ano por atividades como construção civil e criação de camarões. Como os manguezais são importantíssimos para a preservação o alerta é uma denuncia que precisaria repercutir mais.