domingo, 13 de dezembro de 2009

COP 15 e o mundo na Web

Mesmo que as negociações emperrem e nada do que está esperado para acontecer,aconteça, a CoP15 será um marco na História da Humanidade.
É a primeira vez que um movimento formado pela sociedade civil se forma com consistência global tão intensa sobre um tema tão complexo como é o das mudanças climáticas.
E isso não começou agora. Há mais de 3 anos, a "coisa" começou a tomar corpo, devagar, estruturando-se com base nas redes sociais, sem discriminar nada ou ninguém.
O movimento foi tomando uma dimensão tal que hoje vemos nos vários canais da midia, fotos e filmes de demonstrações pelo mundo inteiro clamando pelo mesmo mote: QUEREMOS UM ACORDO PRÁ VALER, WE WANT A REAL DEAL.
Não há censura televisiva, impressa que contenha a avalanche de imagens que se espalhou pela web e que tende a crescer cada vez mais retroalimentando o movimento, a articulando as entidades da sociedade civil e pressionando de forma constante os representantes dos governos.
Este "dialogo" se dá de uma forma nova e ninguém tem experiencia para dizer ou vislumbrar o que acontecerá nos proximos meses a partir do que está acontecendo agora!
Será que as pressões terminarão após a CoP15 e haverá o refluxo dessas populações que voltarão frustradas e passivas para suas casas? O movimento continuará a evoluir e formará uma nova instancia de poder no mundo globalizado? Funcionará como um termometro, estabelecendo os limites toleráveis para a indiferença ou a burocracia dos governantes?
Quanto uma estratégia de lobby conseguirá ser eficaz dentro de um mundo que se comunica em segundos,livremente, trazendo à tona tantos matizes e informações ?
Uma coisa é certa: depois da CoP15 o mundo dos governantes não será o mesmo e a mídia também terá que repensar formas de trabalhar melhor pois as redes sociais estão reportando o que está acontecendo hoje há muito tempo, com todos os seus matizes.
Nosso jornalismo viciado, repercutindo noticias sempre com as mesmas fontes há mais de 30 anos terá que mudar. A necessidade de interagir de perto e rapidamente com a sociedade civil estruturada em pequenas células muda visivelmente o padrão atual.
A comunicação entre as pessoas, empresas, governos mudou. E esta mudança se reflete em gente na rua, gente tomando decisões, gente que quer uma melhor relevância no conteúdo para tomar decisões sobre sua vida.