terça-feira, 30 de junho de 2009

Semana de 23 a 30 de junho 2009

O Estado de S,Paulo foi o campeão de noticias ambientais da semana que passou. Abordou vários temas relacionados ao meio ambiente como há muito tempo não fazia.
O tema mais abordado foi o das energias renováveis.
Já em numero de matérias temos sobre assuntos relacionados temos o anuncio da Petrobras e da Vale formando uma parceria para exploração de petróleo e gás natural no Espírito Santo e anúncios de ambas as empresas buscando alternativas energéticas para suas operações.
Nas que menos repercutiram temos duas informações importantes: o anuncio do primeiro ministro britânico Gordon Brown sugerindo a criação de um fundo alimentado pelos países ricos de US$ 100 bilhões por ano para financiar as nações em desenvolvimento na luta contra as mudanças climáticas. O pacote faria parte do acordo que se negocia até o final do ano para determinar novos limites às emissões de CO2. Brown ainda quer reduzir em 50% o ritmo de desmatamento das florestas tropicais até 2020 e parar por completo a perda de cobertura florestal até 2030. Ou seja, mais uma vez surge uma proposta neste sentido. Outro, foi um fato que mostra uma guinada de 180 graus no posicionamento ambiental norte-americano. A Câmara dos EUA aprovou na semana passada por 219 votos a 212 uma lei climática que estabelece limites para emissões de gases causadores do efeito estufa e um mercado de créditos de carbono. A aprovação da lei na Câmara foi vitória, apertada, è verdade, do presidente Obama defende a redução da dependência americana do petróleo importado. De acordo com a proposta aprovada na Câmara, que ainda precisa passar pelo Senado para se tornar lei, os EUA se comprometem a reduzir em 17% as emissões até 2020 e 83% até 2050, em relação aos níveis de 2005.
E aqui no Brasil, o presidente Lula fez apenas dois vetos na medida provisória que permitiu na semana passada começar a regularização de posses de até 1,5 mil hectares da Amazônia. Os ambientalistas reclamaram mas dias depois pararam de repercutir o assunto.

Nenhum comentário: