segunda-feira, 26 de julho de 2010

Semana de 19 a 23 de julho de 2010


A semana foi intensa em material publicado sobre meio ambiente e assuntos correlatos.
Desmatamento, vazamento e reaproveitamento de materiais foram os assuntos mais abordados mas tivemos outras não menos importantes como a gestão das águas no Brasil,  biocombustíveis  entre outros.

Uma das mais comentadas depois da informação sobre a diminuição da taxa de desmatamento em 45% na Amazônia, foi a informação de que mais da metade do pampa gaúcho desapareceu.  
Na Amazônia,  três frigoríficos informaram que  não vão mais comprar gado de 221 fazendas localizadas em unidades de conservação ou próximas a áreas recém-desmatadas na região e também as que estão dentro de terras indígenas.
Saiu também na revista Science o estudo  feito por pesquisadores brasileiros que informa que   mais de 100 mil espécies de animais poderão ser extintos e as emissões de gás carbônico na atmosfera poderão aumentar substancialmente caso o Código Florestal recém votado entre em vigor.

Desde que o vazamento da BP começou, em abril deste ano, quase 2.200 pássaros foram encontrados mortos, a maior parte deles no Estado da Louisiana, além de quase 500 tartarugas marítimas, em torno da metade delas no Mississipi. Quase 950 quilômetros da costa do Golfo do México estão banhados em petróleo, a maior porção nos pântanos da Louisiana. Isso está colocando em risco, pelo menos temporariamente, segmentos da pesca cruciais para a economia local, como os de camarões e caranguejos.
Menos faladas temos que a Universidade Regional de Blumenau – FURB - está desenvolvendo um protótipo industrial para produzir em larga escala a biogasolina que poderá ser usada como aditivo nas corridas de Formula 1. A biogasolina é produzida a partir do reaproveitamento de resíduos gordurosos.

O Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) será revisado, e as mudanças estão sendo discutidas nas 12 regiões hidrográficas do país. Os debates se dividem em duas vertentes: as necessidades locais e as grandes estratégias nacionais  O documento que vai consolidar todas as propostas estará pronto até o final do ano, com planejamento para os próximos 15 anos.  A imprensa bem que poderia prestar um serviço de utilidade pública acompanhando estes debates mais de perto.


Nenhum comentário: