segunda-feira, 12 de julho de 2010

Semana de 3 a 10 de julho de 2010

A nova lei do Lixo que acabou de ser aprovada pela Camara dos Deputados é o grande destaque da semana que passou. Sua repercussão foi mediana se comparada ao caso do goleiro Bruno. Interessante ver que as matérias deram o fato de forma elogiosa e náo exploraram o impacto economico desta decisão.  Como ficarão as empreiteras de lixo, o que deverá mudar neste segmento? Quais seráo as novas oportunidades?  Seria interessante verificar o quanto a nova lei deve mudar esta área de negócios tida como vilã e que agora, graças à quebras de paradigmas pode vir a representar uma alternativa extremamente sã para a nossa sociedade.

Outra noticia de repercussão internacional foi a da  diminuição da quantidade de abelhas que pode prejudicar a cultura de frutos como melão, manga, melancia e goiaba no Brasil. A bióloga e pesquisadora da Embrapa Semiárido, Márcia Ribeiro, em entrevista à Rádio Nacional, afirmou que os Estados Unidos e o Canadá já estimam a perda de milhões de dólares na produção de frutos com o desaparecimento das abelhas.
De movimentações nos bastidores ambientais e sem repercussão nenhuma na midia temos as enormes e importantes movimentações em torno da Green Economy e a Rio + 20. Uma pena que não há matérias sobre o assunto. Ajudaria muito a impulsionar planejamentos empresariais rumo a investimentos em negócios sustentáveis em um volume maior.

Nas matérias que menos repercutiram temos a boa idéia do Riocard, um cartão que permite alugar bicicletas para andar pelo Rio de Janeiro a exemplo do que é feito em Paris, Madrid e outros lugares do mundo.

Nenhum comentário: