quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Semana de 23 a 27 de agosto de 2011

Nas ultimas semanas as questões ambientais tiveram seu espaço reduzido na mídia impressa brasileira devido aos problemas que o atual governo brasileiro vem enfrentando do ponto de vista politico, cobertura sobre a situação na Líbia e reportagens investigativas sobre a tão falada corrupção em nosso país.
Na web, ao contrário as matérias sobre Belo Monte que, diga-se de passagem,é um escândalo internacional se multiplicaram mostrando quão polemica é esta obra e como é difícil, praticamente impossível, reverter o atual estágio das obras. De um lado, temos o governo defendendo ferrenhamente a obra, de outro, ambientalistas, comunidades indígenas, cientistas, comunidades de direitos humanos, enfim a sociedade brasileira. A imprensa se isentou de entrar fundo e continuar a falar do assunto. A impressão que dá é que se cansou. Haveria necessidade de um grande escândalo para que o tema voltasse à pauta novamente com o espaço que merece.
Como o governo brasileiro está diretamente envolvido em apoiar e defender este empreendimento com todas as ferramentas de que dispõe, resta a dúvida: será que a força como maior anunciante nacional pesa nesta hora?
De resto, continuam intensíssimas as movimentações em torno da organização da Rio +20. Há muito trabalho de bastidor sendo feito. Uma pena que a imprensa em geral está cobrindo muito pouco esse processo.

Nenhum comentário: