quarta-feira, 29 de junho de 2011

Semana de 26 a 30 de junho de 2011

Enquanto aumenta o espaço na imprensa brasileira sobre as licitações para a Copa e Jogos Olímpicos, o Código Florestal terá mais uma audiência publica amanha com a presença da  ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na sexta (1º), serão as organizações e cooperativas do setor agropecuário a discutir o assunto com os senadores da CRA.
Nesta semana, os senadores também poderão votar em Plenário o projeto de lei da Câmara (PLC 1/10), que regulamenta o licenciamento ambiental e define competências da União, dos estados e dos municípios com relação ao setor. A proposta, de autoria do deputado Sarney Filho (PV-MA), tramita em regime de urgência, mas só pode ser votada depois que o Plenário deliberar sobre a medida provisória 526/11, que autoriza a União a conceder crédito de até R$ 55 bilhões ao BNDES.
Tudo isso, está pipocando nas mídias sociais de forma intensa. Na mídia impressa vemos algumas matérias de folego mas é clara a falta de agilidade deste meio para acompanhar o ritmo dos acontecimentos. Por exemplo, entre hoje e amanhá acontecem encontros importantíssimos reunindo representantes de ONGs brasileiras para definir toda a estratégia de ação para a Rio+20. Serão 3 dias intensos de articulações buscando fazer da Rio+20 um evento histórico, memorável do ponto de vista dos avanços que se esperam em relação às mudanças climáticas, economia verde e assuntos correlatos. Neste caso, o que se vê, hoje em dia, é um esforço enorme da sociedade civil cobrando atitudes por parte das autoridades, que estáticas, ainda pouco fizeram para avançar. E é preciso lembrar que falta menos de um ano para a Rio+20!




  

Nenhum comentário: